Tinta para Sublimação: posso usar qualquer uma?

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

Faça como mais de cinco mil pessoas

Entre para nossa LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos todas as sextas-feiras

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Tinta para Sublimação é um insumo tão importante quanto o Papel para Sublimação. Ambos devem trabalhar em conjunto pois serão os principais responsáveis por uma estampa de qualidade.

(Leia: Papel para Sublimação: você sabe qual é o ideal?)

No mercado de impressão existem inúmeros tipos de tintas que diferem entre si pelas características e usos. Utilizar a tinta para sublimação adequada ao processo é fundamental para fidelidade de cores e brilho. Esta tinta foi desenvolvida especialmente para melhorar a performance do processo. É importante conhecer as diferenças entre os tipos de tinta mais comuns para evitar confusão na hora da compra.


Tinta Corante

A tinta corante é o tipo mais comum e mais barato encontrado no mercado. Também é a tinta mais usada em impressoras jato de tinta. Sua aplicação é ideal para impressões casuais por ser uma tinta de fácil fixação às fibras do papel. Por possuir uma baixa tensão superficial gera baixíssimos casos de entupimento dos bicos de impressão.

Esta tinta não é recomendada para impressões que exigem muita qualidade por serem à base d’água e não apresentar proteção UV. Isto a torna de fácil desbotamento e muitas susceptível à borrões.


Tinta Pigmentada

Diferente da Tinta Corante que colore as fibras do papel, a Tinta Pigmentada é depositada sobre essas fibras. Apresenta maior durabilidade de impressão por apresentar resistência UV e à umidade. Estas características tornam a tinta indicada para a impressão de fotografias e documentos que necessitam de durabilidade e resistência. Este é um tipo de tinta utilizada para a impressão em Transfer.

(Leia este artigo e saiba a diferença entre Transfer e Sublimação)

Por possuir pigmentos microscópicos em sua composição é necessário ficar atento à possibilidade de entupir a cabeça de impressão. Isso é facilmente evitado mantendo um uso frequente da impressora. Fato que evitará o depósito e o acúmulo desses pigmentos.


Tinta Sublimática: a tinta para sublimação!

A tinta sublimática, como já fica óbvio pelo nome, é a tinta específica para o processo de sublimação. Desenvolvida para, após atingir a temperatura mínima de 160ºC, desencadear um processo chamado de Sublimação. Este processo permite que a tinta seja fixada em diversos substratos preparados para recebê-la. Esta fixação ocorre de maneira permanente no substrato.

É uma tinta relativamente nova se comparada às anteriores. Por conta disso e por ter um uso bastante específico, não é comum encontrar impressoras que já venham com esta tinta por padrão. O seu uso deve ser feito através de uma impressora jato de tinta adaptada com bulk-ink (ou já comprada com este sistema).


Dica Bônus sobre Tinta para Sublimação

É importante analisar bem antes de escolher uma marca de tinta para sublimação. Comparar apenas preço pode causar sérias dores de cabeça no futuro. Realize testes de impressão, compare resultados e entenda as diferenças entre cada marca antes de optar por uma.

Devido as diferenças na composição não se deve misturar marcas de tintas para sublimação. Caso seja necessário trocar, o correto é fazer a limpeza de todo o sistema de bulk-ink e a sangria de todo e qualquer resquício da tinta sublimática anterior.

 

Gostou? Envie a um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail

Artigos Relacionados

avaliação

GOSTOU DO QUE LEU?

Clique no botão ao lado e diga o que você acha da Central da Sublimação!

Dúvidas? Me chame!