Para realizar a sublimação e personalizar produtos eles devem obedecer a uma regra muito simples que faz toda diferença no resultado final da qualidade do fotoproduto:
- fotoprodutos de tecidos devem ter composição sintética;
- fotoprodutos devem ter uma resina de poliéster.
Entenda mais sobre os fotoprodutos que você pode sublimar neste artigo: Fotoprodutos, posso sublimar qualquer coisa?.
Por causa da necessidade dessa resina que não é possível sublimar qualquer caneca, qualquer azulejo ou qualquer chinelo (para citar alguns exemplos).
Como acontece a Sublimação?
A sublimação é um processo de termotransferência.
Através de calor e pressão a tinta passa de uma superfície (papel) para outra (fotoproduto), fixando-se de maneira permanente.

Para que a tinta possa fixar de forma permanente é necessário de fibras sintéticas, como o poliéster. A tinta não adere de maneira definitiva em fibras naturais.
É indicado aplicar a resina em casa?
É fácil encontrar videos e artigos na internet que ensinam como aplicar a resina em qualquer produto. Tonando-o apto a receber a sublimação de maneira definitiva.
O que não quer dizer que seja um processo indicado. Muito pelo contrário!
A resina sublimática que é aplicada é altamente tóxica e poluente. Dessa forma estão submetidos a riscos desnecessários você (ao aplicar o produto), o seu cliente (que usará esta um produto com essa resina) e o meio ambiente (por não ter às condições adequadas).
Além de tudo isso há também a questão técnica da aplicação: o processo exige alguns cuidados e detalhes bastante específicos.
A aplicação incorreta (amadora) vai trazer mais prejuízos do que economia ao seu processo comprometendo o seu produto final, a sua saúde, a de seu cliente e o meio ambiente.
