Presente, Lembrança ou Brinde. Qual você vende?

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

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É muito comum que os profissionais da Sublimação diversifiquem a sua produção, atendendo aos mais variados pedidos, mercados e segmentos. Isso só é possível graças à Sublimação que proporciona um resultado incrível nos mais diversos fotoprodutos.

Dentro desse grande universo de possibilidades que é a Sublimação três segmentos se destacam. São eles:

  • Brindes;
  • Lembranças;
  • Presentes.

É muito importante entender quais a diferenças e possibilidades de cada um para saber qual deles você quer dar preferência, afinal, eles são bastante diferentes entre si e tem suas particularidades.


# 1 – Mercado de Brindes:

brinde

O mercado de brindes é um mercado gigantesco, especialmente no meio corporativo (empresas). Brinde para fornecedores, funcionários, brinde de aniversário da empresa, de atingimento de metas, de fechamento de ano entre outros são muito comuns.

A principal característica desse segmento dá-se por conta da grande quantidade de unidades de um determinado produto que é solicitada.

Em contra-partida também é uma compra que será baseada pelo menor preço, afinal tem pouco valor agregado.

Os compradores farão diversos orçamentos dentre muitos fabricantes de brindes e optarão por aquele que oferecer a melhor relação custo x benefício. Não raro, vão decidir-se apenas pelo fator preço: o menor preço ganha o pedido.

Dessa forma é preciso ter em mente, ao optar por esse mercado, que a concorrência será alta, os produtos serão “padrão” e quem for mais eficiente em conseguir manter uma grande produção a um baixo custo terá a preferência.

É preciso produzir muito para ter um bom lucro.


# 2 – Mercado de Lembranças:

lembrança

O mercado de lembranças é um estágio intermediário entre o Mercado de Brindes e o Mercado de Presentes.

É muito comum para festas de aniversários, bodas, chás de bebês, casamentos e afins.

Por ser algo que será entregue a alguém que esteve presente em um evento possui valor agregado, por isso este mercado paga um preço maior que o mercado de brindes.

Quem pesquisa e compra esse tipo de produto não é um “profissional de compras”, mas sim alguém que já está realizando orçamentos para decoração, contratação de buffet e outros serviços para realizar o seu evento.

Ao optar por atender este mercado é preciso entender que a lembrança tem uma carga emocional e possivelmente será algo do qual a pessoa que entregará terá orgulho. Quem recebe possivelmente guardará com carinho tal lembrança.

É preciso produzir uma quantidade razoável para ter um bom lucro.


# 3 – Mercado de Presentes:

O Mercado de Presentes é o contrário do Mercado de Brindes.presente

Por possuir um alto valor agregado, muitas vezes ser exclusivo e ter bastante carga emocional, o preço que o comprador está disposto a pagar tende a ser mais alto que o dos demais mercados.

Quem está buscando esse tipo de produto pagará a mais pela exclusividade, pelo momento e pela emoção de entregar um presente a alguém em uma data marcante para ambas as pessoas.

Ao optar por atender este mercado é preciso ter consciência que tudo deve ser o mais especial possível, desde a estampa até a apresentação do produto.

Neste mercado é muito interessante agregar valor ao seu produto: caprichar na embalagem, no atendimento, nos diferencias do seu produto.

Aqui você produzirá menos, porém receberá mais.


Não há mercado certo e mercado errado, s Sublimação permite a atuação em todos.

A questão a se pensar é: dentro da minha realidade, qual mercado eu consigo atender? Qual é o que vai me gerar um melhor resultado financeiro?

É muito importante ter foco e conhecer cada segmento para não correr o risco de ocupar toda a sua jornada de trabalho em algo que dê um retorno insuficiente para a sua saúde financeira e a do seu negócio.

brindes x presentes

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