PERFIL DE CORES: A DIFERENÇA NA PRÁTICA!

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

Faça como mais de 5.000 profissionais

Entre para nossa LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos todas as semanas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Perfil de Cores é algo que vem sendo difundido no meio da Sublimação já tem alguns anos. É provável que você já tenha ouvido falar sobre ele em grupos de sublimação no Facebook e WhatsApp.

Apesar de ser recente, ele é uma peça chave para garantir a fidelidade de cores de sua impressão. Sabe aquele cinza que fica esverdeado? O preto que fica amarronzado ou o vermelho está alaranjado? Então, pode ser que tudo isso seja apenas a falta de um Perfil de Cores adequado.

O que é um Perfil de Cores:

O Perfil de Cores é um arquivo (*.ICC) que contém um conjunto de informações de dados que estabelece qual a cor correta para a imagem. Esse arquivo é responsável por fazer o cálculo de qual o percentual de quantidade de cada uma das tintas (CMYK) da impressora corresponde ao padrão de cores RGB – que é o que aparece no monitor.

Toda a impressora já possui um perfil de cores por padrão e será este o perfil utilizado para qualquer impressão, caso você não tenha instalado algum outro, Esse perfil trás configurações básicas, especialmente em termos de saturação e vivacidade e pode gerar resultados satisfatórios – ou um nível aceitável de fidelidade de cores.

Apesar de ser recomendável, o fato de não possuir um Perfil de Cores não impedirá o seu trabalho com Sublimação: mas requer atenção, uma vez que as cores podem variar.

Apenas ter um Perfil de Cores não basta, mesmo que ele seja para o seu modelo de impressora. O Perfil de Cores sozinho pode continuar gerando erros de fidelidade de cores. Por isso é recomendável observar os seguintes aspectos básicos para que o Perfil gere resultados satisfatórios:

  • Modelo da Impressora: o modelo da impressora é o carro chefe do Perfil de Cores. A partir da marca e modelo de sua impressora é que as demais configurações se originarão (saiba mais).
  • Marca da Tinta: cada tinta apresenta uma característica própria, algumas são mais ou menos viscosas e apresentam nanopigmentos maiores ou menores. Por causa dessa configuração há diferença de quantidades que deve ser aplicada pela impressora (saiba mais).
  • Marca do Papel: assim como a tinta, o papel também apresenta características diferentes entre as marcas. Algumas marcas absorvem mais (ou menos) tinta que outras, além da questão da gramatura (saiba mais).

Dessa forma é necessário sempre observar, ao solicitar ou fazer o download de um Perfil de Cores se, além do modelo de impressora, ele também é adequado conforme a sua marca de tinta e marca de papel.

Onde encontro o meu Perfil de Cores?

De maneira geral o Perfil de Cores será disponibilizado pela empresa responsável por vender a tinta. entre em contato com o distribuidor ou com o fabricante. Informe qual o seu modelo de impressora, marca da tinta e marca do papel e solicite o Perfil de Cores específico para a sua situação.

Como Instalar e usar um Perfil de Cores?

Apesar de o assunto ser bastante específico a instalação de um Perfil de cores é bastante simples e se resume em alguns poucos cliques:

Ícone do Arquivo de Perfil de Cores

Após o download do arquivo de seu fornecedor (priorize o envio por seu fornecedor de tinta e evite download de sites diversos da internet ou grupos) basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção “INSTALAR PERFIL“.

Seu Perfil de Cores está instalado, agora basta selecioná-lo na hora de imprimir. Para isso, na tela de impressão, vá ate a aba “COR” e selecione o perfil no campo “Corrigir cores usando o perfil de cores“.

configuração perfil de cor
Tela de impressão EPSON.

Como eu sei que meu Perfil está correto?

A melhor maneira de garantir que o seu Perfil de Cores está adequado com o seu processo é através da realização de um teste de impressão: imprima e observe!

É no produto (após estampado) que a cor deve corresponder as cores que estão na tela do computador.

O cinza é a cor mais difícil de se obter. É comum que ele apresente tonalidades avermelhadas ou amarronzadas sem um perfil de cores. Se o cinza está “ok” é sinal de que seu Perfil de Cores está trabalhado (mas não deixe de testar em outras tonalidades também).

Ao utilizar um Perfil de Cores você perceberá que haverá maior definição de tons – na imagem abaixo evidencia-se as variações de azul, verde, amarelo e vermelho no uso do perfil se comparado à estampa em que não utilizou-se o recurso.

comparação entre duas canecas
Comparação de estampa: com e sem o uso de Perfil de Cores.

Conforme comentado, percebe-se muito a diferença de um Perfil de Cores regulado numa escala de cinza: na imagem abaixo a estampa em que usou-se o Perfil apresenta uma escala de cinza gradativa, suave e com variações de tom cinza. Já na estampa “sem o perfil” percebe-se o tom amarronzado do que seria a escala de cinza em um trabalho de sublimação.

Comparação entre os tons de cinza ao se usar ou não um Perfil de Cores.

A principal vantagem de se trabalhar com um Perfil de Cores adequado a sua tinta, impressora e papel é uma maior fidelidade de cores, sem problemas ou surpresas na hora de apresentar o produto ao cliente. Por isso, caso você não possua um Perfil de Cores, entre em contato com o seu fornecedor de tinta e cobre dele para que forneça a você o arquivo bem como instruções de uso.

Fique de olho nas suas cores, serão elas quem definirão a percepção do seu cliente quanto ao seu produto.

Gostou? Envie a um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail

Artigos Relacionados

avaliação

GOSTOU DO QUE LEU?

Clique no botão ao lado e diga o que você acha da Central da Sublimação!