Marcas de roletes na impressão

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

FAÇA COMO mais de três mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos todas as sextas-feiras

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Fonte: EstampaWEB

Não é raro que um profissional da sublimação se depare com marcas pontilhadas em suas impressões. Isso é totalmente desanimador pois não há maneira de apagar isso da folha, sendo necessário que tudo seja descartado e uma nova impressão seja realizada – isso quando o problema não é percebido depois da impressão no produto, tendo que jogar tudo fora. Porém, se o problema não for corrigido, continuará a acontecer.

PORQUE ISSO ACONTECE?

Como não existem impressoras específicas para a Sublimação de pequenos formatos (A4 e A3), usamos impressora “comuns”, fabricadas para um uso de dia-a-dia em escritórios ou em usos domésticos. Isso faz com que a tinta sublimática, que demora mais para secar que uma tinta comum, não seja a tinta ideal, fazendo com que ela deposite resíduos nos roletes. São esses resíduos que começam a manchar as folhas impressas. Além disso, o problema pode ser evidenciado dependendo da gramatura do papel, sendo mais comum acontecer em papéis mais grossos (90g ou mais).

COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?

Apesar de ser um problema comum, poucos profissionais sabem como resolver esse problema, por isso elaboramos a lista abaixo para que você possa ver qual a solução ideal para o seu caso.

1. Retire a umidade do papel

Uma causa bastante recorrente que leva isso a acontecer é o excesso de umidade, seja no papel ou seja na processo de impressão (impressões chapadas ou com cores escuras deixam o papel bastante úmido). Para solucionar isso é recomendável utilizar um estufa ou um desumidificador de papel.

Deixar o estoque de papel e a própria impressora afastados da parede também pode ajudar a minimizar o problema.

2. TROCA DO PAPEL SUBLIMÁTICO

Outra atitude que pode resolver esse problema é a troca do papel sublimático por um de menor gramatura (abaixo de 90g). O papel sublimático, devido aos seus tratamentos, acaba sendo um papel menos flexível que os papéis comuns (aos quais as impressoras caseiras são projetadas) o que faz com que haja mais atrito entre os roletes, facilitando que o acúmulo de resíduos manche o papel.

Teste, antes de trocar definitivamente de papel se o problema persiste imprimindo em uma folha de ofício comum e vá aumentando a gramatura gradativamente.

3. LIMPEZA DOS ROLETES

Independente da solução que você encontrar, uma vez manchados será necessário limpar os roletes para que eles deixem de sujar as folhas. Para fazer isso é necessário abrir a impressora e remover algumas partes, por isso, faça isso apenas se realmente souber o que está fazendo.

Uma solução possível é umedecer uma folha de sulfite com álcool e ficar passando ela de maneira manual pelos roletes até que eles parem de manchar.

4. RETIRADA DOS ROLETES

Se não houver roletes, não há o que possa manchar a sua impressão, certo? A retirada dos roletes é uma prática bastante comum – porém é a única da lista que eu não recomendo. Alguns profissionais retiram da impressora os roletes do meio da bandeja de impressão, deixando apenas as do canto para fazer a tração do papel.

Apesar de ser comum, não é recomendável retirar os roletes pois eles facilitam a tração da folha. Sem eles a impressora pode se danificar por esforço excessivo, além de aumentar as chances de atolamento de papel.

Gostou? Envie a um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail

Artigos Relacionados