Fita Térmica (ou Fita Mágica): como fixar o papel!

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

Faça como mais de cinco mil pessoas

Entre para nossa LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos todas as sextas-feiras

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A maneira de fixar o papel sublimático impresso no substrato que irá ser sublimado acontece de inúmeras maneiras. Abre-se muitas possibilidades com o uso da criatividade dos profissionais do mercado, porém é necessário ter um certo cuidado com o material que será utilizado.

A Fita Mágica (nome comercial da 3M) ou Fita Térmica (nome genérico do mercado) são as opção ideais e mais adequadas para uma fixação segura e correta do papel no substrato. Soluções como fita durex, fita isolante, etiqueta de preço, apesar de muito difundidas informalmente, não são recomendadas.


Vantagens de usar a Fita Mágica (Fita Térmica)

As Fitas Mágicas (Fitas Térmicas) possuem resistência a temperaturas elevadas sem que derretam ou manchem o substrato com cola. Também possuem transferência de calor, ou seja, não retém o calor da prensa para si, evitando com isso que a peça fique marcada na área onde está aplicada.

Estas vantagens não acontecem se forem utilizadas fitas comuns como fita adesiva (durex), fita isolante ou etiqueta de preço. Estes materiais podem derreter, queimar ou aderir a cola no substrato. Tudo isso acabará manchando de maneira definitiva o seu fotoproduto.

Invista nos materiais corretos para obter um melhor rendimento e performance de sua produção.

Fita Mágica e Fita Térmica são diferentes?

magicaXtermica
Fita Mágica e Fita Térmica: embora sejam diferentes, ambas são indicadas para o processo de Sublimação.

A Fita Mágica é uma fita desenvolvida pela 3M e tem um uso comum em escritórios. É facilmente encontrada em papelarias.

A Fita Térmica é desenvolvida especialmente para resistir a altas temperaturas e é facilmente encontrada em casas especializadas em sublimação ou de manutenção de computadores. A fita térmica é vendida em diferentes tamanhos e quanto mais larga, maior a área de contato entre o papel sublimático e o substrato e em razão disso, uma maior fixação.

Qual devo usar?

Elas são diferentes, porém ambas são indicadas para o processo por conta de sua resistência a temperatura e transferência de calor. Uma boa fixação do papel na arte reduzirá o seu desperdício de material ocasionado pelo deslocamento do papel sublimático durante o processo de sublimação. Este cuidado torna o processo mais eficiente e evita o temido efeito fantasma.

Não sabe o que é Efeito Fantasma? Leia este artigo e entenda sobre um problema comum na Sublimação.

Gostou? Envie a um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail

Artigos Relacionados

avaliação

GOSTOU DO QUE LEU?

Clique no botão ao lado e diga o que você acha da Central da Sublimação!

Dúvidas? Me chame!