Efeito Fantasma: 02 maneiras de resolver esse problema

Não tenha medo; você mesmo consegue se livrar dessa assombração.
Leia o post e descubra como.

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

O efeito fantasma é um dos problemas mais comuns entre todos os profissionais que trabalham com Personalização de Produtos através da sublimação.

Esse problema é facilmente percebido, pois após abrir a prensa parece que há duas estampas idênticas porém sobrepostas. O material que sofre esse problema deve ser descartado, gerando prejuízo ao produtor.

Há dois fatores que são os maiores causadores desse problema dentro da sublimação:

  • Má fixação da estampa; e
  • Prensa suja.

O “efeito fantasma” acontece geralmente por uma má fixação da estampa no fotoproduto. Assim, quando o produto se move (mesmo que pouco), acontece uma “segunda” sublimação da estampa.

Para resolver esse problema é fundamental que se utilize materiais adequados para garantir que a estampa estará bem firme no seu fotoproduto. Uma das possibilidades é o uso de uma “fita mágica” ou “fita térmica”.

A fita térmica (ou fita mágica) é o insumo mais indicado para realizar a fixação do papel no fotoproduto por resistir a temperatura da sublimação sem soltar cola, sem derreter, sem queimar e sem influenciar no processo de sublimação.

É possível encontrá-la em lojas especializadas em revenda de produtos para sublimação e também em casas de ferragens ou lojas de materiais elétricos.

Outro problema que também pode ocasionar o “efeito fantasma” é a prensa estar suja, o que faz com que esse restinho de tinta seja aderido no produto (mais comum em prensas planas)

Não deixe de colocar um papel kraft entre o fotoproduto e a chapa superior da prensa, também dê preferência ao papel para sublimação que tiver um revestimento no fundo.

Com essas duas dicas simples é possível reduzir muito as chances de ser assombrado por este problema. Também é, através dessas duas dicas simples, que você poderá reduzir o desperdício por conta de ressublimação em sua produção de Produtos Personalizados.

Outros artigos que podem te ajudar...