A importância de manter um controle de vendas para o seu negócio

Marcos Gervazoni

Marcos Gervazoni

Comecei com Sublimação em 2010, numa época onde as informações eram muito difíceis de ser encontradas. Desde 2017 à frente da Central da Sublimação para facilitar a vida de quem quer começar.

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Trabalhar com sublimação (ou personalização de produtos) é muito mais do que apenas criar uma estampa e apertar uma prensa. É fundamental que o profissional entenda isso como uma empresa, um negócio.

É nesse ponto que aparecem as maiores dificuldades, afinal de contas, gerir um negócio não é das tarefas mais simples. Ter excelentes produtos e um gigantesco mercado a explorar de nada vai adiantar se você não tiver a capacidade de manter a “casa arrumada“.

Qual a importância de manter controles do meu negócio?

Não se engane! Esse tipo de controle não é exclusivo de grandes empresas. O fato delas fazerem só deve servir de incentivo para que você também o faça. A única diferença vai se dar na capacidade de contratação de ferramentas para realizar essa tarefa. Em nosso caso, pequenos produtores sem grande capacidade de investimento, uma simples planilha de Excel vai oferecer os recursos necessários para que você possa fazer o acompanhamento ideal do seu negócio.

Se bem definida e bem realizada, o acompanhamento do seu negócio vai ter um papel de grande importância no seu trabalho e no seu resultado (inclusive financeiro). Será através desse acompanhamento que você terá a garantia de que os processos estão sendo cumpridos adequadamente, que sua rotina está organizada e conseguirá identificar ameaças e oportunidades dentro do seu mercado.

Acompanhamento do Processo de Vendas: o que é

Diferente do que muita gente pode pensar, o acompanhamento do processo de vendas não é apenas contar, ao final do mês, quantas vendas foram realizadas. Fazer apenas isso não ajudará em nada na sua organização – apesar de ser importante saber quantas vendas você realizou.

O acompanhamento do processo de vendas diz respeito a todo o processo de vendas para cada cliente. Desde o orçamento até o pós-vendas, relacionamento com esse cliente e a possibilidade de gerar novos negócios.

Quais os benefícios desse controle?

Negócios que não possuem um controle sobre os seus processos – em especial sobre suas vendas – apresentam dificuldades em se tornar bem sucedidas em seu mercado e tem maiores chances de possuírem gastos extras e ineficiências de processos. Além disso, essa desorganização o faz perder diversas vendas por falta de controle dos orçamentos.

Por isso que ter um controle de seu processo de vendas oferece alguns benefícios como:

  • Melhora do planejamento financeiro da empresa: ao controlar o processo de vendas é possível programar a compra de material para o trabalho.
  • Otimização da distribuição de produtos: com um controle de vendas você vai perceber aonde estão seus clientes e o que eles estão comprando. Sabendo disso fica mais fácil planejar ações de vendas priorizando os seus produtos mais rentáveis.
  • Organização dos estoques: conhecendo as suas vendas, fica mais fácil gerir seu estoque adequadamente, fazendo compras de itens que você sabe que irá vender e não corre o risco de perder vendas por não ter algo em estoque.

Como fazer uma gestão do processo de vendas?

Pela característica de um negócio de sublimação onde muitas vezes está se trabalhando de casa ou não se tem uma equipe de funcionários e muito menos grande capacidade de investimento é importante que esse sistema seja simples de usar e acessível financeiramente.

Todos esses processos podem ser facilmente medidos e otimizados através de planilhas criadas no Excel.

Eu separei abaixo um modelo muito prático e simples que servirá perfeitamente para o seu negócio de personalizados, nele você terá controle sobre todo o processo de vendas, além de diversas possibilidades de análises gráficas gerenciais para poder tomar decisões e assumir de vez o controle da sua empresa de produtos personalizados:

⚠️ Lembre-se: uma boa gestão de vendas pode ser fator determinante para o sucesso do seu negócio. Não adianta ter excelentes produtos se não houver controle e estratégia de como vendê-los, é nisso que o controle de vendas faz toda a diferença.

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