Como evitar Marcas de Rolete

As marcas de rolete na impressão podem ser resolvidas com algumas atitudes bem simples. Leia o post e descubra quais são elas.

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

As marcas de rolete são um problema que causam sérios problemas de desperdício aos produtores de Produtos Personalizados. Se ele for visto logo após a impressão; perde-se o papel, o tempo e a tinta utilizada. Mas as vezes só se percebe quando o produto é estampado, com isso o desperdício (prejuízo) é ainda maior.

Isso acontece pois a impressora para sublimação não é específica para esse processo e a Tinta Sublimática leva mais tempo para secar do que as tintas normais. O fato da tinta não secar e também não ser absorvida pelo papel sublimático gera um acúmulo de resíduo nos roletes.

Os roletes são uma peça importante da impressora pois são responsáveis por tracionar (puxar) o papel sublimático e também por mantê-lo alinhado durante todo o processo de impressão.

Há diversas maneiras de tentar resolver esse problema, mas só um é realmente efetivo: limpar os roletes quando estiverem sujos.

Para isso abra a impressora, retire os roletes, faça uma higienização com produtos de limpeza e coloque-os de volta no lugar onde estavam. Não deixe a sua impressora sem esses roletes. Sem eles a impressora precisa fazer mais força para tracionar o papel e pode se danificar. Também pode acontecer mais atolamentos por causa do desalinhamento da folha sublimática no interior da impressora.

Para minimizar a incidência desse problema ou atrasar a necessidade de limpar os roletes há algumas alternativas que você pode colocar em prática:

Como a tinta é bastante suscetível a umidade, uma boa alternativa para reduzir o problema da marca dos roletes é o uso de estufa de papel para acomodar o papel sublimático antes de utilizá-lo.

Na falta de uma estufa você pode aquecê-lo prensa – mas não deixe-o tempo demais. Também é possível utilizar um desumidificador de papel (o seu funcionamento é similar ao de uma estufa).

Outra alternativa é reduzir a gramatura do papel. Papéis mais grossos podem acumular mais tinta e irão depositar mais resíduos nos roletes pois serão mais “pressionados” por eles.

Essas dicas podem reduzir a necessidade de limpar os roletes, mas lembre-se: uma vez sujos a melhor alternativa é removê-los, limpá-los e colocá-los de volta.

Outros artigos que podem te ajudar...