O que você precisa saber para começar na Sublimação

Para trabalhar com Personalização de Produtos você deve saber a respeito de alguns pontos básicos. Neste artigo falo de cada um deles.

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Você pode estar pensando em começar a trabalhar com Personalização de Produtos, e provavelmente já leu e assistiu muito conteúdo pela internet.
Neste artigo eu resolvi resumir o que há de mais básico para você se aprofundar, ou seja, são as informações sem as quais você não pode começar sem saber.

Apesar do processo de Personalização / Sublimação ser simples ele requer alguns pontos de atenção bastante específicos. E é, muitas vezes, onde alguns profissionais pecam (seja por erro ou por omissão).

🔹 TINTA: responsável pela qualidade da estampa em relação ao brilho e à vivacidade de cores. A Tinta Sublimática é especial para o processo e é bastante sensível a temperatura, além de ter características diferentes das tintas corante (mais comuns para uso em impressora jato de tinta).


🔹PAPEL: atua em conjunto à tinta e vai proporcionar um produto com maios brilho e uma qualidade maior de detalhes. O Papel Sublimático (ou Papel para Sublimação) possui características próprias e exclusivas para o processo de personalização (como a Taxa de Transferência e a Taxa de Absorção).


🔹 PRENSA: é a responsável por fornecer dois atributos fundamentais à sublimação [CALOR] e [CONTATO/PRESSÃO]. Verifique acesso a questões de garantia e peças de reposição. Também fique atento à voltagem antes de comprar.


🔹 IMPRESSORA: é quem irá transferir a sua arte do computador ao papel antes de colocar na prensa. Aqui é importante destacar que deve-se buscar por modelos EPSON® com a cabeça de impressão MicroPiezo® (outras tecnologias podem causar problemas e/ou não funcionar).


🔹 FOTOPRODUTOS: é o que vai receber a estampa e, após, será vendido ao cliente. Ter fotoprodutos de qualidade é fundamental para a boa execução do trabalho. Desenvolva fornecedores confiáveis e que atendam a sua necessidade de mix adequadamente (não verifique apenas o preço como fator determinante para a escolha).


🔹 COMPUTADOR: é necessário um computador para desenhar a estampa (arte) e mandar à impressora. Certifique-se de que, ao adquirir um, ele tenha os requisitos mínimos para rodar tranquilamente os programas que você vai utilizar (clique aqui para saber quais os programas mais utilizados).

Eu não vou listar aqui nada relacionado ao preço desses itens pois o mercado de preços é super dinâmico e ele ficará defasado rapidamente, causando uma série de confusões a você.

Mas boas dicas de onde pesquisar sobre preços é o próprio Google Shopping, Buscapé, OLX (mas atenção ao comprar itens usados), o Mercado Livre ou o Zoom.

E não esqueça nunca de comparar preços 😉.

Outros artigos que podem te ajudar...